quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

O que é a camada de ozono?

A camada de ozono localiza-se a cerca de 20 a 45Km por cima das nossas cabeças. Quimicamente é formada por 3 átomos de oxigénio(O3).
O oxigénio da nossa atmosfera, aquele que respiramos, é formado por 2 átomos de oxigénio (O2), com os raios ultravioletas provenientes do Sol, o oxigénio pode-se separar e estes ficam livres (O) para se ligarem ao (O2), o que origina o Ozono (O2+O) = (O3).
O Ozono é a camada que nos protege dos raios ultravioletas vindos do Sol. Estas radiações provocam os cancros de pele e danificam o sistema imunológico humano, as pessoas tornam-se mais vulneráveis a doenças infecciosas.Calcula-se que uma diminuição de 1% na espessura da camada provocaria um aumento de 3 a 6% no aparecimento do cancro da pele.
Qualquer alteração na camada de ozono pode modificar drasticamente o clima. A camada Mantem o calor, com a sua diminuição o ar arrefece mudando por completo os padrões globais do vento, tudo isto se reflecte numa alteração do clima o que por sua vez irá afectar toda a Vida do planeta Terra.
Se todos tomarmos consciência que individualmente podemos fazer algo pelo planeta, talvez um dia a camada de ozono venha a recuperar. Até lá iremos sofrer com os erros que já cometemos.

Sem comentários: