quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

O buraco da camada do ozono



Ouve-se falar com frequência do buraco do ozono, na verdade não se trata de um verdadeiro buraco, mas sim de uma diminuição da espessura da camada.

Todos os anos, pela primavera por cima da Antárctida reaparece o "buraco" de ozono que tem o tamanho dos E.U.A. Ao longo do ano, com as mudanças de ventos o "buraco" enche-se de ozono vindo do restante planeta, o que implica um decréscimo da espessura da camada nos outros locais. Só a título de exemplo, no canadá durante o inverno, a camada de ozono está cerca de 20% abaixo dos seus valores normais.

Os causadores da destruição da camada, já todos sabemos que tem a ver com a poluição, e desta o uso dos CFC, é o prinicpal responsável.

Os CFC, são compostos químicos que se encontram nos gases utilizados para a refrigeração, frigoríficos e ares condicionados, assim como nos aerossóis (sprays).

Estes CFC, têm cloro na sua composição e quando atinguem a camada de ozono o cloro através dos os raios ultravioletas dissociam as moléculas de Ozono (O3)-> (O+O+O), voltando estes átomos a formar novas moléculas de O2 e não de O3), destruindo assim a camada.

Toma atenção aos produtos que utilizas! Lê as embalagens, escolhe os produtos amigos do ambiente!

Atenção, isto de que falamos não irá afectar só o futuro, com toda a certeza já deste conta das alterações climáticas que temos vindo a sofrer.

Sem comentários: