terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Chuvas ácidas


Outra das consequências da poluição atmosférica é um fenómeno designado chuva ácida.

A chuva ácida é a precipitação que apresenta um valor de pH inferior a 5.6 e resulta da reacção entre o vapor de água e os óxidos de azoto ou de enxofre.
Os óxidos de azoto e os óxidos de enxofre são libertados por fábricas, centrais termoeléctricas e automóveis, isto é , pela queima de combustíveis fósseis. Estes gases, na atmosfera, reagem com o vapor de água formando ácidos. Ao saturar, o vapor de água origina a chuva ácida. Este fenómeno, que constitui um problema à escala regional, é responsável pela degradação de ecossistemas aquáticos e terrestres, causando avultados prejuízos ao corroer edifícios e monumentos. As chuvas ácidas também trazem imensos problemas para a vida na terra, principalmente se afectarem as florestas e os lagos: as árvores morrem e os seres vivos que vivem nos lagos são destruídos. Isso leva a um desequilíbrio da natureza, uma vez que tanto peixes, como aves e mamíferos acabam por morrer também por falta de alimento.
Afectando também zonas onde as emissões de poluentes não são significativas ou mesmo zonas onde não existem fontes de poluição.O poluentes atmosféricos são facilmente transportados pelo vento podendo alcançar zonas muito longínquas daquelas onde foram emitidos.

Sem comentários: