quarta-feira, 29 de abril de 2009

Sabias que... [4]

Sabias que...
O composto 1-butanotiol é responsável pelo cheiro característico das doninhas fedorentas. A doninha segrega este composto no seu próprio metabolismo. Este composto cheiroso pertence ao grupo dos compostos organosulfurados, sendo mais propriamente um tiól.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Sabias que... [3]

Sabias que...
A abreviatura SI significa, em francês, Système International. Em português, esta mesma abreviatura, SI, é intitulada por Sistema Internacional. Este sistema foi acordado a nível internacional com o objectivo dos cientistas de todo o mundo registarem os seus resultados experimentais e efectuarem cálculos nas mesmas unidades.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

[Lembrete] Livro do 9º Ano

Como a matéria de 8º ano já está totalmente concluída, a partir deste período começaremos a usar o livro de 9º ano.
Para quem ainda não o adquiriu deixamos aqui todas as informações, e pedimos que o adquira o mais rápido possível visto que as aulas de ciências comneçam já esta 6ªfeira.

Manual: Novo Descobrir A Terra 9 - Ciências Naturais - 9.º Ano
Autores: Cristina Antunes, Paula Guindeira, Manuela Bispo
Editora: Areal Editores
Preço: 15.77

terça-feira, 14 de abril de 2009

Sabias que... [2]

Sabias que...
Na antiguidade, o mercúrio era conhecido por "prata líquida". Embora tendo características únicas e boa aparência, o mercúrio é um composto altamente tóxico, podendo emitir vapores a qualquer temperatura. Por isso este tem vindo a ser gradualmente retirado do mercado (termómetros, fungicidas).

terça-feira, 7 de abril de 2009

[Personalidade do Mês] Antoine Lavoisier

Já te interrogaste sobre quem criou a Lei da Conservação da Massa? Não percas tempo e lê já o que se segue para ficares a saber tudo sobre este cientista...

Lavoisier (1743-1794)

Antoine Laurent de Lavoisier, químico francês, nasceu em Paris, no seio de uma família abastada.
Dedicou-se ao estudo da Matemática, Astronomia, Química e Física. Considerado o fundador da Química moderna. Estabeleceu de um modo definitivo alguns conceitos básicos da Química, tais como substância pura, elemento químico e equação química.
Lavoisier introduziu o uso sistemático da balança nas experiências químicas (aspecto quantitativo dos fenómenos químicos).
A principal contribuição científica de Lavoisier foi a Lei da Conservação da Massa.

Sabias que... [1]

A partir de agora todas as semanas encontrarás no blog uma curiosidade científica. Aqui fica o primeiro:
Sabias que...
A parte externa das bolas de golfe é feita de balata. A balata pode ter origem natural ou sintética, sendo esta última a mais utilizada. Por sua vez, as bolas de snooker são feitas de celulóide. O celulóide trata-se de um polímero que pode adquirir uma certa dureza, consoante a aplicação desejada.

domingo, 5 de abril de 2009

Correcção da Ficha de Avaliação

16/02/2009
Correcção da Ficha de Avaliação


1.
1.1-
O fenómeno é chuvas ácidas.

1.2
1.2.1-
Os nomes dos gases são óxido de enxofre e óxido de azoto

1.2.2- As principais actividades humanas responsáveis pela sua produção são as actividades agrícolas, a produção de energia e os transportes.

1.3- Dois efeitos desta forma de poluição sobre as plantas são a contaminação de solos com substâncias tóxicas e o efeito de lixiviação, em que a água acidificada dissolve os nutrientes que estão no solo arrastando-os para zonas profundas antes que as plantas os possam utilizar.

1.4- Uma medida minimizadora deste grave problema ambiental é a redução da emissão de óxidos de enxofre e azoto.

1.5- Não constitui um problema apenas a nível local pois os óxidos de enxofre e de azoto são libertados por fábricas, por centrais termoeléctricas e pelos automóveis, isto é, pela queima de combustíveis fósseis. Quando estes gases, na atmosfera, reagem com o vapor de água formam ácidos. Ao saturar, o vapor de água origina precipitação, a chuva ácida, noutro local diferente do local de emissão.

2.
2.1
2.1.1-
48%
2.1.2- 10%
2.1.3- 16%

2.2- As características da atmosfera terrestre no final do século serão: maior existência de dióxido de carbono na atmosfera, aumento do efeito de estufa, e uma biodiversidade mais diminuída.

2.3-
Duas consequências da desflorestação são o aumento do dióxido de carbono na atmosfera e a diminuição da biodiversidade.

3.
3.1.
3.1.1-
O ano é 1980.
3.1.2- O valor de área é de 30 milhões de km².

3.2- Opção B.

3.3- (Brevemente)

4- frigoríficos; ozono; camada estratosfera; filtro; ultra-violeta.

5- A) 5
B) 4
C) 2
D) 1
E) 3