terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Chuvas ácidas


Outra das consequências da poluição atmosférica é um fenómeno designado chuva ácida.

A chuva ácida é a precipitação que apresenta um valor de pH inferior a 5.6 e resulta da reacção entre o vapor de água e os óxidos de azoto ou de enxofre.
Os óxidos de azoto e os óxidos de enxofre são libertados por fábricas, centrais termoeléctricas e automóveis, isto é , pela queima de combustíveis fósseis. Estes gases, na atmosfera, reagem com o vapor de água formando ácidos. Ao saturar, o vapor de água origina a chuva ácida. Este fenómeno, que constitui um problema à escala regional, é responsável pela degradação de ecossistemas aquáticos e terrestres, causando avultados prejuízos ao corroer edifícios e monumentos. As chuvas ácidas também trazem imensos problemas para a vida na terra, principalmente se afectarem as florestas e os lagos: as árvores morrem e os seres vivos que vivem nos lagos são destruídos. Isso leva a um desequilíbrio da natureza, uma vez que tanto peixes, como aves e mamíferos acabam por morrer também por falta de alimento.
Afectando também zonas onde as emissões de poluentes não são significativas ou mesmo zonas onde não existem fontes de poluição.O poluentes atmosféricos são facilmente transportados pelo vento podendo alcançar zonas muito longínquas daquelas onde foram emitidos.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

esquema/resumo da matéria para as chamadas orais

Poluição: é qualquer alteração no ambiente capaz de perturbar o equilíbrio dos ecossistemas. Pode ter origem em fenómenos naturais ou causas antropogénicas e pode afectar o ar, a água e o solo.



- poluição da água:fontes: industrias, esgotos urbanos, actividades agrícolas,estações petrolíferas.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Ficha de Trabalho de Ciências Naturais

Podes utilizar esta ficha para estudares para as chamadas orais!

1. Lê atentamente o texto seguinte.

“A discussão sobre as alterações climáticas está cada vez mais quente. Ou é por causa dos filmes do Al Gore ou pelas fotografias dos glaciares a desaparecerem, o que é certo é que cada vez mais pessoas percebem que qualquer coisa tem de ser feita. Com a certeza de que são os gases que a nossa poluição moderna produz que provocam o aumento do efeito de estufa, a discussão tem--se centrado essencialmente nas tentativas de reduzir estas emissões. É o desenvolvimento das fontes de energia renováveis, é o combate feroz aos carros, é o favorecimento de tecnologia verde, são os impostos sobre o lixo, etc. Tem-se dado tanta atenção à redução da produção de certos gases, como o dióxido de carbono, que esquecemos de falar sobre uma forma aliada de fazer reduzir a sua concentração na atmosfera – a fotossíntese. (…) A senhora FOTOSSÌNTESE é especialista em criar vida (vegetal) a partir de coisas tão rudimentares como gases e água. É preciso lembrar que este dióxido de carbono não é eliminado, apenas transformado. Se a planta morrer ou arder, o dióxido de carbono regressa à atmosfera. Portanto, se o objectivo é mesmo esconder de forma mais ou menos permanente o dióxido de carbono, temos de renovar constantemente a nossa floresta (ainda mais se ela é queimada ao ritmo que tem sucedido nos últimos anos!). Agora já não lhe pedimos apenas, caro cidadão, que use menos o carro ou apague as luzes mais cedo ou mesmo que deixe de respirar, mas apelamos ao mais alto sentimento patriótico e pedimos que plante muitas árvores.”


1.1. Explica o que é o efeito de estufa


1.2. Para além do dióxido de carbono, refere outros dois gases com efeito de estufa (GEE).


1.3. Refere três consequências do aumento do efeito de estufa.


1.4. Refere outras duas consequências da poluição atmosférica, para além do aumento do efeito de estufa.


1.5. Em que medida é que as plantas contribuem para reduzir o efeito de estufa?


1.6. Como viste através da leitura do texto, as florestas são importantes aliados para melhorar a qualidade do ar que respiramos.


1.6.1. Refere duas causas da desflorestação.


1.6.2. Indica três consequências da desflorestação.


2. A agricultura é uma actividade que pode contribuir para o desequilíbrio dos ecossistemas, quer através da mobilização excessiva do solo, quer pelo uso de produtos poluentes.


2.1. Refere duas vantagens da agricultura biológica relativamente à agricultura intensiva.


2.2. Define poluente.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Medidas minimizadoras


Em 1987 foi assinado o Protocolo de Montreal que estabelece um calendário para redução e consumo de CFC (clorofluorcarbonos) e outras substâncias responsáveis pela destruição da camada de ozono. Desde que este protocolo começou a surtir efeitos a produção de CFC tem vindo a diminuir.


quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

O buraco da camada do ozono



Ouve-se falar com frequência do buraco do ozono, na verdade não se trata de um verdadeiro buraco, mas sim de uma diminuição da espessura da camada.

Todos os anos, pela primavera por cima da Antárctida reaparece o "buraco" de ozono que tem o tamanho dos E.U.A. Ao longo do ano, com as mudanças de ventos o "buraco" enche-se de ozono vindo do restante planeta, o que implica um decréscimo da espessura da camada nos outros locais. Só a título de exemplo, no canadá durante o inverno, a camada de ozono está cerca de 20% abaixo dos seus valores normais.

Os causadores da destruição da camada, já todos sabemos que tem a ver com a poluição, e desta o uso dos CFC, é o prinicpal responsável.

Os CFC, são compostos químicos que se encontram nos gases utilizados para a refrigeração, frigoríficos e ares condicionados, assim como nos aerossóis (sprays).

Estes CFC, têm cloro na sua composição e quando atinguem a camada de ozono o cloro através dos os raios ultravioletas dissociam as moléculas de Ozono (O3)-> (O+O+O), voltando estes átomos a formar novas moléculas de O2 e não de O3), destruindo assim a camada.

Toma atenção aos produtos que utilizas! Lê as embalagens, escolhe os produtos amigos do ambiente!

Atenção, isto de que falamos não irá afectar só o futuro, com toda a certeza já deste conta das alterações climáticas que temos vindo a sofrer.

O que é a camada de ozono?

A camada de ozono localiza-se a cerca de 20 a 45Km por cima das nossas cabeças. Quimicamente é formada por 3 átomos de oxigénio(O3).
O oxigénio da nossa atmosfera, aquele que respiramos, é formado por 2 átomos de oxigénio (O2), com os raios ultravioletas provenientes do Sol, o oxigénio pode-se separar e estes ficam livres (O) para se ligarem ao (O2), o que origina o Ozono (O2+O) = (O3).
O Ozono é a camada que nos protege dos raios ultravioletas vindos do Sol. Estas radiações provocam os cancros de pele e danificam o sistema imunológico humano, as pessoas tornam-se mais vulneráveis a doenças infecciosas.Calcula-se que uma diminuição de 1% na espessura da camada provocaria um aumento de 3 a 6% no aparecimento do cancro da pele.
Qualquer alteração na camada de ozono pode modificar drasticamente o clima. A camada Mantem o calor, com a sua diminuição o ar arrefece mudando por completo os padrões globais do vento, tudo isto se reflecte numa alteração do clima o que por sua vez irá afectar toda a Vida do planeta Terra.
Se todos tomarmos consciência que individualmente podemos fazer algo pelo planeta, talvez um dia a camada de ozono venha a recuperar. Até lá iremos sofrer com os erros que já cometemos.